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Aprenda com a CoberTop como fazer uma pesquisa de satisfação com seus cliente

Dicas Aprenda com a CoberTop como fazer uma pesquisa de satisfação com seus cliente

O jeito mais fácil de conhecer os pontos fortes do seu negócio e ficar por dentro de todos os detalhes que você pode melhorar é ouvindo a pessoa mais importante de todas: o seu cliente. E uma das ferramentas mais utilizadas para fazer esse balanço é a chamada Pesquisa de Satisfação, que não precisa ser nada complexa e pode ser supersimples de aplicar. Confira algumas dicas:

Dê opções para seu cliente falar 

Para fazer a pesquisa, você pode adotar dois caminhos: a impressa, feita pessoalmente ou a online, que é mais prática e pode ser feita por e-mail ou até através de uma interessante ferramenta do Google (clique aqui para conferir), onde você pode criar todo o questionário, enviar para os clientes e ainda conferir os resultados facilmente.

Vale observar que, para conseguir o maior número de participações possíveis, você pode aliar as duas formas. Só não esqueça de padronizar os questionários com as mesmas perguntas.

Escolha bem a forma das perguntas 

E por falar em perguntas, dê preferência às questões de múltipla escolha por serem mais simples e confortáveis para quem está respondendo. Mas, lembre-se que as questões abertas (aquelas com espaço para o cliente escrever) também são importantes e podem aparecer junto com as de múltipla escolha, sendo utilizadas quando é preciso saber alguma informação extremamente específica. Por exemplo:

Você indicaria meu trabalho para outras pessoas? 

Sim. ( ) Não. ( )

Por quê? ___________________________

Seja objetivo 

Com o formato das perguntas definido, seja claro e objetivo no conteúdo. Quanto mais simples, melhor. Isso motiva as pessoas a responderem.

Mantenha o foco 

De nada adianta ser rápido e objetivo se não for eficaz. Fazer muitas perguntas ou querer saber de tudo e tudo de uma vez pode comprometer o resultado de sua pesquisa.

Então, para descobrir se os seus clientes estão satisfeitos ou insatisfeitos com algum dos seus serviços, faça perguntas diretas e claras, por exemplo:

 Qual nota você dá para o bolo X?

Qual doce você mais gosta?

( ) X

( ) Y

( ) Z

E assim por diante.

Valorize a participação 

Para incentivar ainda mais a participação, é muito comum dar algo em troca para os clientes.

Pense em um jeito de fazer com que eles se sintam recompensados. Cupons de descontos, brindes ou amostras grátis das suas delícias feitas com CoberTop podem ser boas alternativas.

Esteja preparado para ver as respostas 

Depois de aplicar a Pesquisa de Satisfação (não esqueça de estabelecer um prazo para isso, definindo começo e fim), analisar com atenção todas as respostas é muito importante. Vale lembrar que as respostas podem ou não atender nossas expectativas, por isso é necessário interpretar com tranquilidade os resultados e a partir deles traçar o seu plano de ação.

E aí, que tal montar a sua pesquisa agora mesmo e começar a usar mais essa ferramenta para continuar arrasando nas vendas? 

Então, mãos à obra e conte sempre com a CoberTop. 


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